segunda-feira, 21 de março de 2011

FORTES CHUVAS NA CIDADE DE SALVADOR BA

Chuva moderada em Salvador – BA
segunda-feira, 21 de março de 2011
Nuvens carregadas associadas à presença de uma frente fria no litoral da Bahia voltaram a se intensificar sobre a região de Salvador nesta noite de segunda-feira. No momento chove de forma moderada no aeroporto Dois de Julho. A temperatura local é de 25 graus e a visibilidade está limitada a 3000 metros.
Bookmark and Share
Chuva em Salvador
segunda-feira, 21 de março de 2011
Uma frente fria ao largo da costa do Sudeste e uma área de baixa pressão no litoral da Bahia provocam mais chuva em Salvador nesta tarde de segunda-feira. A temperatura é de 27 graus.
Bookmark and Share
Mais de 100 mm de chuva em 24h na região de Salvador
segunda-feira, 21 de março de 2011
Nuvens bastante carregadas cresceram sobre a região de Salvador provocando muita chuva de ontem para hoje. Entre 9 horas de ontem e 9 horas desta segunda-feira, o aeroporto da capital baiana, que fica em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, registrou um acumulado de 125 milímetros de chuva. Na área da capital, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 14,7 milímetros de chuva neste mesmo período, na região de Ondina. O total acumulado neste ponto da cidade, desde o dia primeiro de março até 9 horas do dia 21 estava em quase 115 milímetros, o que representa 79% da média de março. A média de chuva para o mês fica em torno dos 145 milímetros.
Bookmark and Share
Litoral norte da Bahia com muita chuva
segunda-feira, 21 de março de 2011
A chuva não para na região de Arembepe, no litoral norte da Bahia. Entre 9 horas de ontem e  9 horas desta segunda-feira já foram acumulados 150 milímetros, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Porém, a maior parte deste volume ocorreu entre 4 e 8 horas da manhã de hoje, quando foram acumulados 109,8 milímetros.  Às 10 horas, as imagens de satélite ainda mostravam nuvens muito carregadas na região indicando que a chuva deve persistir por mais algumas horas.

Bookmark and Share
Chuva na Bahia provoca 10 deslizamentos de terra
segunda-feira, 21 de março de 2011
A passagem de uma frente fria no litoral da Bahia provocou muita chuva na região. No Aeroporto Internacional de Salvador choveu 125 mm em 24 horas e deixou saguão e algumas lojas alagados. De acordo com o INMET Instituto Nacional de Meteorologia, a capital baiana registrou 14,7 mm e nos dias 18 e 19 já tinha chovido 79 mm. O acumulado já soma 115 mm, ou seja, 79% do que é esperado para todo o mês de março que fica próximo dos 145 mm.
A chuva provocou alagamentos em seis pontos da cidade e foram registrados 10 deslizamentos de terra, além disso, duas árvores caíram e um muro desabou, no entanto não houve feridos e não foram registrados desabrigados. Para os próximos dias, uma nova frente fria chega à região nesta terça-feira e deve aumentar as chances de chuva.
Bookmark and Share
Salvador: recordes de chuva e de temperatura
segunda-feira, 21 de março de 2011
Recordes de chuva e de temperatura em Salvador
Salvador fechou o verão 2011 batendo alguns recordes para o ano. Na sexta-feira, 18 de março, a capital baiana teve a menor temperatura máxima do ano, com 26,8°C, conforme o Inmet. Pouco antes, no dia 16, o termômetro marcou 33,4°C, o maior valor de 2011, até agora. A queda da temperatura no finalzinho do verão foi um dos efeitos de uma frente fria que avançou pelo litoral da Bahia e chegou a Salvador, o que não é muito comum em março. O impacto da chegada desta frente fria com o ar muito aquecido que estava sobre a cidade gerou nuvens muito carregadas que provocaram temporais de sexta para sábado. Segundo o Inmet choveu 79 milímetros entre os dias 18 e 19 de março, sábado passado. Foi a maior quantidade em 24 horas registrada este ano e também a maior precipitação no período de 24 horas desde o início de julho de 2010. Entre os dias 2 e 3 de julho de 2010 choveu 90,8 milímetros.
Apesar da chuva forte recente, o balanço da chuva em Salvador este mês ainda é devedor. Em março, mas só por conta dessa chuva forte entre os dias 18 e 19, Salvador acumula quase 100 milímetros de chuva, valor que representa 69% da média. Em janeiro choveu 36% acima do normal, ma fevereiro terminou com 62% de chuva abaixo da média.
Alerta de muita chuva no litoral da Bahia para esta segunda-feira
A recente passagem de uma frente fria pelo litoral da Bahia deixou nuvens carregadas na região que provocam muita chuva nesta segunda-feira. Em Salvador está chovendo sem parar desde o começo da madrugada. Por volta das 9 horas, o aeroporto local registrava chuva forte e raios. A visibilidade neste horário estava reduzida para 2000 metros, por conta do tempo chuvoso. A chuva deve persistir por várias horas e podendo causar alagamentos e outros transtornos na cidade.
Em Arembepe, no litoral norte da Bahia, também está chovendo muito desde ontem. Segundo o Inmet, o acumulado de chuva entre 7 horas de ontem e 7 horas desta segunda-feira chegava aos 103 milímetros. A previsão é de que a chuva continue no decorrer do dia.
Aracaju e Maceió: março seco demais
A falta de chuva neste mês de março é grave nas capitais Aracaju e Maceió. Segundo o Inmet, em 20 dias, Maceió acumulou apenas 10,8 milímetros de chuva, sendo que a média normal para o mês é de 191 milímetros.
E Aracaju, capital de Sergipe, a média de chuva normal em março fica em torno dos 149 milímetros e em 20 dias choveu apenas 2,4 milímetros.
Pancadas de chuva devem ocorrer até o fim do mês nas duas capitais, mas de forma rápida e em geral com pouco volume. Não há expectativa de grandes áreas de nuvens que fiquem persistentes por vários dias no litoral de Sergipe e nem de Alagoas, capazes de provocar chuvas mais volumosas em Aracaju e Maceió.
Bookmark and Share
BA: Chuva forte em Salvador
segunda-feira, 21 de março de 2011
Um pequeno sistema de Baixa Pressão que se formou junto a frente fria em dissipação junto a costa leste da Bahia provoca aumento de instabilidade e chuva moderada que dura há pelo menos duas horas na região do Recôncavo Baiano. A precipitação intensifica e o aeroporto de Salvador registra chuva forte na última observação, das 03 horas. A visibilidade está reduzida a 2800m devido a chuva intensa. O vento sopra moderado de sudeste. Há formação de nuvens desenvolvidas mas a chuva não acompanha descargas elétricas. No momento faz 25 graus no aeroporto Luís Eduardo Magalhães.
Bookmark and Share
Chuva forte e volumosa em Salvador
domingo, 20 de março de 2011
Áreas de instabilidade associadas à presença de um sistema de baixa pressão no litoral da Bahia se intensificaram sobre Salvador entre o final da madrugada e o começo da manhã do sábado (19). O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou, através de sua estação meteorológica automática, cerca de 80 milímetros  de chuva acumulada. Na medição da estação metorológica convencional foram observados 79 milímetros no período entre 09h de sábado e o mesmo horário de sexta-feira (18). Este valor representa a maior chuva diária (em um período de 24 horas) desde o começo do ano em Salvador e corresponde a 55% da média climatológica do mês de março, que é de 144,6 milímetros. Do dia 01 até as 09h do dia 19 a capital acumulava 99,6 milímetros, 31% abaixo da média. Ao longo deste domingo, nuvens carregadas voltam a provocar pancadas de chuva, que podem ser fortes na capital. Amanhã uma nova frente fria avança até o litoral da Bahia, deixando o tempo bastante instável, com risco de chuva forte e volumosa. E, pelo menos, até a quarta-feira a previsão é de mais chuva para a capital.
Bookmark and Share
Salvador com chuva – BA
domingo, 20 de março de 2011
Áreas de instabilidade favorecem a formação de nuvens carregadas que provocam chuva fraca sobre Salvador. A temperatura no momento está em 26°C.
Bookmark and Share
Choveu muito em Salvador – BA
sábado, 19 de março de 2011
Áreas de instabilidade associadas à presença de um sistema de baixa pressão no litoral da Bahia se intensificaram sobre Salvador durante o final da madrugada o início da manhã deste sábado. Segundo o INMET (dados da estação automática) choveu cerca de 80 milímetros entre 04h e 09h na capital. Na medição da estação metorológica convencional foram obersvados 79 mm de chuva acumulada no período entre 09h de sábado e o mesmo horário de sexta-feira. Este valor é a maior chuva diária (24 horas) desde o começo do ano em Salvador e representa 55% da média climatológica do mês de março, que é de 144,6 milímetros. Do dia 01 até as 09h do dia 19 a capital acumula 99,6 milímetros, 31% abaixo da média. Mas até a quarta-feira a previsão é de novas pancadas de chuva, de moderada a forte intensidade.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário